Homem detido na Dinamarca suspeito de espionagem em Berlim para o Irão
Um dinamarquês foi apanhado pela polícia ao recolher informações sobre judeus em Berlim para possíveis ataques em nome do Irão, segundo procuradores alemães.

Um homem de nacionalidade dinamarquesa, conhecido apenas como Ali S., foi detido na quinta-feira na cidade de Aarhus, na Dinamarca, por suspeitas de estar a reunir informações sobre cidadãos judeus e locais associados a esta comunidade em Berlim, num aparente esforço para servir os interesses dos serviços de informação do Irão.
Os procuradores federais da Alemanha revelaram que o suspeito terá recebido instruções de recolher dados sobre "locais judaicos e indivíduos judeus específicos" ao longo deste ano, em preparação para eventuais atividades de espionagem ou até mesmo ataques terroristas vinculados a alvos judaicos.
Em junho, Ali S. terá monitorizado três propriedades, o que levanta preocupações sobre novas ações de espionagem programadas na Alemanha, que podem incluir atos violentos.
Ele foi acusado de estar a operar em nome de um serviço de informações estrangeiro. A informação que levou à sua detenção foi obtida através do serviço de informações interno da Alemanha.
Neste momento, o detido aguardará extradição e será apresentado a um juiz na Alemanha, que decidirá sobre a sua prisão preventiva até que se formalizem as acusações contra ele.