Mundo

Celebração em Grande pelo Primeiro Aniversário de Moo Deng

Moo Deng, a adorável cria de hipopótamo-pigmeu, comemorou o seu primeiro aniversário com uma festa de quatro dias, atraindo milhares de visitantes e proporcionando momentos de alegria e solidariedade.

há 7 horas
Celebração em Grande pelo Primeiro Aniversário de Moo Deng

Moo Deng, a famosa cria de hipopótamo-pigmeu, celebrou um ano de vida, esta quinta-feira, no Khao Kheow Open Zoo, em Pattaya, Tailândia. A festa, que durará quatro dias, arrancou com um grande evento que atraiu milhares de entusiastas.

A pequena Moo Deng, cujo nome significa "porco saltitão", partilhou um 'bolo de aniversário' especial composto por uma bandeja de frutas tropicais esculpidas, pesando cerca de 20 quilos. A sua mãe, Jona, de 26 anos, também participou da celebração, enquanto os visitantes se esforçavam para captar a atenção da irreverente cria. De acordo com a agência Reuters, mais de 12 mil pessoas passaram pelo espaço ao fim da tarde.

No âmbito das festividades, alguns itens associados a Moo Deng foram leiloados, incluindo uma banheira de plástico na qual a hipopótamo-pigmeu tomava banho desde o nascimento, que foi vendida por aproximadamente 1.311 euros. Um molde das suas patas atingiu um valor impressionante de cerca de 18.337 euros, com o comprador, Mucharim Chutimatipakorn, a afirmar: “Tencionava comprar isto porque gosto muito de Moo Deng”. Todas as receitas geradas no leilão destinam-se a um fundo de conservação da vida selvagem.

Os hipopótamos-pigmeus, também conhecidos como hipopótamos anões, são originários da África Ocidental e estão classificados como “em perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Especialistas estimam que restam menos de 3.000 destes animais na natureza. O diretor do zoológico, Narongwit Chodchoi, afirmou que os rendimentos provenientes da popularidade de Moo Deng ajudarão a financiar programas de reprodução de espécies ameaçadas.

Desde o seu nascimento, Moo Deng conquistou o coração de muitos, em parte devido ao seu tratador, Atthapon Nundee, que tem partilhado imagens e vídeos da jovem mamífero nas redes sociais. As suas travessuras e bochechas coradas inspiraram inúmeras canções e memes a expandirem-se pela internet.

A música dedicada a Moo Deng foi composta pelo artista tailandês Mueanphet Ammara e lançada pela GMM Music, uma das mais respeitadas editoras do país.

Durante o auge de sua popularidade, o zoológico viu aumentar significativamente o número de visitantes. Contudo, nos últimos meses, a média diária tem sido de cerca de 2.000 visitantes durante a semana e 5.000 aos fins de semana, uma redução notável face aos números do início.

Fique atento às imagens do primeiro dia de festa na galeria acima.

#MooDeng #ConservaçãoAnimal #HipopótamoAnão