Democrata estabelece novo recorde de discurso no Congresso dos EUA
Hakeem Jeffries, líder dos Democratas na Câmara dos Representantes, discursou por mais de 8h30 para adiar a votação de um controvertido projeto orçamental de Donald Trump.

Na passada quinta-feira, Hakeem Jeffries, o líder democrata na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, alcançou um feito histórico ao proferir um discurso ininterrupto durante mais de 8 horas e 30 minutos, batendo o recorde anterior da Câmara baixa do Congresso. A sua intervenção teve como objetivo adiar a votação de um polémico projeto de lei orçamental proposto pelos republicanos.
Começando o discurso às 4h53, hora local, Jeffries finalizou por volta das 13h37, totalizando cerca de 8 horas e 33 minutos de discurso. O projeto em questão, denominado pelo presidente Donald Trump como "a grande e bela lei", propõe a extensão dos cortes de impostos do primeiro mandato de Trump, aumentos nas despesas com defesa e controlo de imigração, ao mesmo tempo que inicia cortes em programas sociais, como o Medicaid.
Para conseguir este extenso tempo de fala, Jeffries utilizou uma estratégia conhecida como 'magic minute', permitindo-lhe discursar sem limites, enquanto os demais membros têm um tempo restrito a um minuto. De acordo com a revista Time, a intenção por trás desta intervenção prolongada era criar um atraso na votação, o que se tornou crucial após os esforços do presidente da Câmara, Mike Johnson, e de Donald Trump para convencer alguns legisladores republicanos hesitantes.
Os receios manifestados pelos senadores republicanos estavam relacionados com os cortes nos programas sociais e as repercussões fiscais do plano, que, segundo o escritório de Orçamento do Congresso, poderá aumentar a dívida pública em cerca de 2,4 biliões de dólares (cerca de 2 biliões de euros) na próxima década.
No seu discurso, Jeffries expressou preocupações profundas, afirmando: "Pessoas vão morrer. Dezenas de milhares, talvez ano após ano, como resultado do ataque republicano à saúde do povo americano." E criticou o plano, chamando-o de "uma grande e feia traição aos americanos da classe trabalhadora".
Com este feito, Jeffries superou o recorde anterior de 8 horas e 32 minutos, estabelecido em 2012 pelo líder republicano Kevin McCarthy. Vale lembrar que, em abril deste ano, o senador democrata Cory Booker já havia quebrado o recorde de discurso no Senado ao falar por mais de 25 horas contra a administração de Trump.
Após intensos debates, o pacote legislativo foi aprovado na Câmara de Representantes, já tendo passado anteriormente pelo Senado. Donald Trump havia estipulado o dia 4 de julho, o Dia da Independência nos EUA, como prazo para a aprovação, preparando-se para receber o pacote para a assinatura final ainda no mesmo dia.