Desporto

Diogo Jota e André Silva: O luto no futebol após uma tragédia

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, lamentou a morte do futebolista Diogo Jota e do seu irmão André Silva, destacando o potencial inexplorado que ambos tinham pela frente.

03/07/2025 19:10
Diogo Jota e André Silva: O luto no futebol após uma tragédia

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, manifestou hoje a sua tristeza pela trágica morte do futebolista Diogo Jota e do seu irmão, André Silva, ambos vítimas de um acidente de viação em Espanha. Diogo, com apenas 28 anos, era destacado por Infantino como um talento promissor que ainda teria muitos anos pela frente. André, de 25 anos, estava a dar os primeiros passos na sua carreira com o Penafiel.

"A morte de Diogo Jota e do seu irmão André Silva deixa todos nós profundamente tristes. O Diogo tinha uma carreira brilhante até ao momento e ainda aguardava um futuro radiante. O André também mostrava potencial, fazendo falta a todos os que os conheciam e à comunidade futebolística," afirmou Infantino em uma mensagem oficial da FIFA.

O acidente ocorreu na A52, em Cernadilla, Zamora, durante a madrugada, chocando o mundo do futebol. Diogo Jota era jogador do Liverpool, onde brilhou nas últimas cinco temporadas, conquistando uma Liga inglesa, uma Taça de Inglaterra e duas Taças da Liga, além de um título de campeão do Championship pelo Wolverhampton.

Com uma formação que começou em clubes como o Gondomar e o Paços de Ferreira, Diogo teve uma breve passagem pelo FC Porto, antes de se transferir para o Wolverhampton durante três anos. Em campo pela seleção portuguesa, ele somou 49 internacionalizações e 14 golos, tendo conquistado duas edições da Liga das Nações, a última das quais em junho deste ano.

André Silva, por sua vez, estava na sua segunda época no Penafiel, após decidir iniciar a sua carreira no Gondomar e passar por outros clubes de formação como o FC Porto, Padroense e Boavista.

Infantino enviou, ainda, sentimentos de solidariedade à família enlutada, aos amigos e a todos os clubes envolvidos, incluindo o Liverpool, o Penafiel e a Federação Portuguesa de Futebol. "Os meus pensamentos estão com os familiares e amigos. Que descansem em paz," concluiu.

#LutoNoFutebol #TalentosPerdidos #ForçaFamílias