Nacional visa assegurar manutenção rapidamente na I Liga
O capitão João Aurélio revelou que o principal foco do Nacional para a época 2025/26 é garantir a permanência na I Liga o mais cedo possível.

O defesa e capitão do Nacional, João Aurélio, manifestou hoje que o clube madeirense tem como meta primária para a temporada 2025/26 garantir a sua permanência na I Liga portuguesa de futebol "o mais rapidamente possível".
Após o primeiro treino da época no Estádio da Madeira, situado no Funchal, o defensor alvinegro afirmou: "O objetivo continua a ser o mesmo do ano passado, ou seja, assegurar a manutenção. Se, aos poucos, conseguirmos alcançar algo mais, será ainda mais positivo. Contudo, o foco principal é obter a manutenção o quanto antes."
Na sua décima segunda temporada ao serviço do Nacional, e após um retorno em 2022/23, João Aurélio, que anteriormente representou o clube entre 2008/09 e 2015/16, disse que a renovação do contrato por mais um ano foi "muito fácil" de concretizar, tendo em conta que já prevê o encerramento da sua carreira no clube.
"Desejo terminar a minha carreira no Nacional. Aqui foi onde iniciei o meu percurso como jogador profissional e pretendo acabar nesta casa que me acolheu de forma calorosa. Sinto uma enorme gratidão pelo clube," partilhou.
No primeiro treino da nova época, o Nacional apresentou diversos reforços, incluindo o guarda-redes Kevyn Vinicius (ex-Fluminense, do Brasil), o defesa Lenny Vallier (ex-Guingamp, de França), o médio Douglas Nathan (ex-São Caetano, do Brasil) e os avançados Motez Nourani (ex-Adana Demirspor, da Turquia), Martim Gustavo (ex-Estoril Praia) e Pablo Ruan (ex-Londrina, do Brasil).
Como capitão, João Aurélio assume a responsabilidade de integrar os novos jogadores, para que estes possam demonstrar as suas habilidades em campo e contribuir para bons resultados da equipa. "Estou habituado a criar laços e faço questão de acolhê-los da melhor maneira, para que se sintam à vontade tanto na ilha como no clube," comentou.
Tiago Margarido continuará à frente do comando técnico do Nacional por terceira temporada consecutiva, algo que João Aurélio vê como uma "vantagem" para a equipa, pois permitirá "continuar o excelente trabalho já realizado." O capitão destacou: "É um treinador que já conhece a casa, com um historial positivo no clube. Os nossos adeptos estão satisfeitos com ele, assim como o nosso presidente. Estou, como capitão, muito contente com o que ele tem feito pelo Nacional."
Além disso, o experiente lateral esquerdo lamentou a tragédia que vitimou o futebolista internacional português Diogo Jota e o seu irmão André Silva num acidente de viação, classificando-o como uma "perda significativa" para o futebol em Portugal. "Quero deixar as minhas condolências sinceras, em meu nome e também em nome do Nacional, à família do Diogo Jota e do André Silva. Eram dois profissionais de grande valor. O futebol português está em luto," concluiu.