Mundo

ONU alerta para o perigo das sanções dos EUA contra relatora especial

O secretário-geral da ONU condenou as sanções impostas pelos EUA à relatora Francesca Albanese, classificando-as de inaceitáveis e um risco para a integridade da organização.

10/07/2025 19:00
ONU alerta para o perigo das sanções dos EUA contra relatora especial

António Guterres, secretário-geral da ONU, expressou hoje a sua preocupação face às sanções aplicadas pelos Estados Unidos à relatora especial para os Territórios Palestinianos, Francesca Albanese. Durante a conferência diária com a imprensa, o porta-voz Stéphane Dujarric descreveu esta atitude como um "precedente perigoso" e inaceitável.

Dujarric sublinhou que todos os relatores especiais, incluindo Albanese, são especialistas independentes em direitos humanos nomeados pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU e que não estão sob a alçada do secretário-geral. "Os Estados-membros têm o direito de expressar as suas discordâncias em relação aos relatórios, mas devem participar constructivamente na arquitectura de direitos humanos da organização", reforçou.

A resposta da ONU surge após o anúncio das sanções por parte do secretário de Estado norte-americano, que alegou que Albanese tinha manifestado "antissemitismo flagrante" e liderado uma "campanha" contra Israel. Esta ação foi justificada pelo diplomata como uma defesa dos direitos dos seus aliados, afirmando que "a campanha política e económica de Albanese não será mais tolerada".

Adicionalmente, os EUA já haviam solicitado a expulsão de Albanese do seu cargo, acusando-a de "má conduta", e advertindo sobre a possível perda de credibilidade da ONU se a relatora permanecer no cargo. Albanese tem sido uma voz proeminente contra a guerra e as ações de Israel em Gaza, considerando-as genocidas, e chegou a afirmar que as suas consequências têm gerado lucros para diversas multinacionais.

#DireitosHumanos #ONU #FrancescaAlbanese