ONU manifesta solidariedade ao povo afegão, mas EUA e Israel opõem-se
A Assembleia-Geral da ONU aprovou uma resolução em apoio ao povo afegão, mas com a oposição dos EUA e de Israel, destacando preocupações com os direitos humanos no país.

A Assembleia-Geral da ONU aprovou, na data de hoje, uma resolução que expressa apoio ao povo afegão e condena severamente as violações dos direitos humanos que ocorrem no Afeganistão. Esta proposta foi apresentada pela Alemanha e contou com o co-patrocínio de várias nações, incluindo Portugal.
Com um total de 116 votos favoráveis, apenas os Estados Unidos e Israel votaram contra a resolução. Além disso, houve 12 abstenções, entre as quais se destacam países como a Índia, Irão, China, Moçambique e Rússia. Um número significativo de estados membros da ONU optou por não se manifestar durante a votação.
Antes da votação, a Alemanha reiterou a importância desta resolução, sublinhando: "A mensagem central desta resolução é: à mãe afegã que segura o filho doente e desnutrido, nós estamos a ver. Aos familiares enlutados de vítimas de ataques terroristas que proliferam no Afeganistão, nós estamos a ouvir. E às milhões de mulheres e meninas afegãs que estão privadas de liberdade, não vos esquecemos".