País

Pescadores exigem fiscalização mais rigorosa na apanha de bivalves em Aveiro

A APARA solicita uma supervisão aumentada na apanha de bivalves durante o defeso, que inicia em 15 de julho, para salvaguardar os recursos da ria de Aveiro.

há 4 horas
Pescadores exigem fiscalização mais rigorosa na apanha de bivalves em Aveiro

A Associação de Pesca Artesanal da Região de Aveiro (APARA) manifestou, esta manhã, a necessidade de um aumento na fiscalização da apanha de bivalves durante o defeso, que começa a 15 de julho e termina a 15 de agosto. Esta solicitação foi apresentada durante uma reunião com a Unidade de Ação Costeira da GNR e tem como objetivo fundamental a proteção dos recursos marinhos presentes na ria.

Segundo a APARA, "é crucial garantir que o período de defeso seja respeitado por todos os envolvidos, assegurando assim a sustentabilidade das atividades pesqueiras e a valorização dos recursos da ria". Durante este período, a captura e a venda de qualquer espécie de bivalve dos bancos naturais da ria são proibidas, assim como o uso e a posse das artes de captura.

A proibição de apanha insere-se num esforço de defeso biológico, que também inclui a pesca lúdica. Entre os bivalves que habitam a ria de Aveiro, destacam-se as ostras, amêijoas, berbigão e lingueirão, elementos fundamentais da dieta tradicional das comunidades ribeirinhas.

#DefesoBivalves #PescaSustentavel #ProtecaoMarinha