Mundo

Progresso na Batalha contra o Incêndio Florestal na Califórnia

Após cinco dias de combate, os bombeiros conseguem controlar 30% do incêndio "Madre", que consumiu 32.500 hectares. A situação permanece crítica com a ameaça a várias comunidades.

07/07/2025 22:40
Progresso na Batalha contra o Incêndio Florestal na Califórnia

Os esforços dos bombeiros na Califórnia estão a começar a dar frutos, com 1.400 profissionais a trabalhar constantemente para controlar o incêndio "Madre", o maior incêndio florestal do ano até agora. De acordo com o Departamento de Incêndios da Califórnia (CalFire), as equipas conseguiram dominar 30% das chamas, apesar de estas continuarem a propagar-se devido à vegetação seca e ramos abundantes.

Até ao momento, o incêndio já devastou mais de 32.500 hectares de floresta e resultou na destruição de um edifício, afirmam as autoridades. Em consequência do avanço das chamas, cerca de 200 pessoas tiveram ordens para evacuar as suas comunidades, e 50 edifícios estão sob ameaças diretas.

Um bombeiro sofreu ferimentos durante o combate às chamas, conforme informou o CalFire. O incêndio teve início na tarde de quarta-feira, próximo de uma autoestrada movimentada no condado de San Luis Obispo, localizado a cerca de 350 quilómetros ao norte de Los Angeles. A origem do "Madre Fire" ainda está a ser investigada.

Na semana passada, o estado da Califórnia viu-se a braços com mais de 65 incêndios florestais num único dia, com as autoridades a preverem condições climatéricas cada vez mais quentes e secas nos próximos dias. Esta situação agrava-se num momento em que o país enfrenta cortes orçamentais nas agências federais que lidam com desastres climáticos.

A Califórnia ainda se encontra em fase de recuperação de incendios devastadores ocorridos em janeiro, que causaram 30 fatalidades e destruíram 16.000 hectares, além de milhares de habitações.

#IncêndiosCalifórnia #BombeirosHeróis #EmergênciaFlorestal