Reabertura do Convento dos Capuchos após passagem da depressão Martinho
O Convento dos Capuchos, em Sintra, reabriu as suas portas após o encerramento devido à depressão Martinho, que ainda afeta outras vias na região.

O Convento dos Capuchos, localizado no interior da Serra de Sintra, anunciou a sua reabertura ao público, após ter estado encerrado desde 19 de março devido aos estragos causados pela passagem da depressão Martinho.
De acordo com a Parques de Sintra-Monte da Lua, a normalização da circulação nas Estradas dos Capuchos e que liga o Pé da Serra ao cruzamento dos Capuchos possibilitou a reabertura deste monumento histórico, que foi fundado em 1560.
A depressão Martinho, que atingiu a região, causou danos significativos, resultando na queda de cerca de 100 mil árvores e afetando uma área total de 280 hectares. As restantes vias da serra permanecem interditadas devido a trabalhos de recuperação que estão a ser realizados pela Parques de Sintra e pela Câmara Municipal de Sintra.
A empresa revela que já removeu mais de três milhões de quilos de madeira das áreas que sofreram as consequências do fenómeno climático, que teve um impacto sem precedentes na área.
Está a ser implementado um projeto de recuperação à fase de reabilitação das florestas afetadas, que deverá prolongar-se por dois anos, com um investimento estimado em três milhões de euros. Além disso, a Parques de Sintra está a preparar um plano de mitigação dos efeitos erosivos e de rearborização, com enfoque na plantação de espécies autóctones.
Desde 10 de abril, a autarquia local indicou que o acesso ao perímetro florestal da serra permanece encerrado por tempo indeterminado, em virtude de questões de segurança.