Mundo

Reino Unido e França implementam nova estratégia para deportação de imigrantes ilegais

O Primeiro-Ministro britânico anunciou um projeto-piloto que permitirá a deportação rápida de migrantes ilegais para França, enquanto estabelece novas rotas legais de entrada.

10/07/2025 18:30
Reino Unido e França implementam nova estratégia para deportação de imigrantes ilegais

O Primeiro-Ministro do Reino Unido, Keir Starmer, revelou hoje, numa conferência de imprensa ao lado do Presidente francês, Emmanuel Macron, um novo acordo que será testado nas próximas semanas, visando a deportação de imigrantes ilegais que cheguem ao Reino Unido pelo canal da Mancha.

Este sistema permitirá, pela primeira vez, que migrantes que sejam interceptados em pequenas embarcações sejam rapidamente devolvidos a França. Para cada devolução, uma pessoa será autorizada a entrar no Reino Unido através de uma rota segura e legal, sujeita a rigorosos controlos de segurança e destinada apenas a indivíduos que não tenham tentado entrar ilegalmente.

Starmer destacou que esta iniciativa tem como objetivo criar um efeito dissuasor tanto para os migrantes quanto para os grupos criminosos que organizam travessias arriscadas. "Queremos mostrar que a jornada é em vão e que as oportunidades prometidas não estarão disponíveis, devido ao aumento das operações contra o trabalho ilegal que estamos a implementar", afirmou.

O líder britânico anunciou que “este projeto-piloto será colocado em prática nas próximas semanas” e, embora não exista uma solução imediata para a situação, acredita que um esforço conjunto e novas abordagens serão cruciais para mudar o panorama atual.

Keir Starmer elogiou ainda o reforço das tácticas adotadas pela polícia francesa, que tem intensificado ações como a perfuração de barcos de borracha em águas rasas.

Por seu lado, Emmanuel Macron comunicou que mais de 1.200 membros das forças de segurança francesas estão atualmente mobilizados para responder ao problema das travessias. “Este é um desafio que afeta ambos os países e necessitamos de intensificar a nossa colaboração em diferentes frentes”, afirmou Macron.

O Presidente francês também fez referência às complexidades resultantes do Brexit, que terminou com o acesso ao acordo migratório europeu que facilitava a deportação de imigrantes ilegais para os países de origem.

De acordo com estatísticas recentes, 20.600 migrantes entraram no Reino Unido através do canal da Mancha desde o início do ano, um aumento de cerca de 50% em relação ao mesmo período do ano anterior, com o total de 2022 a ter alcançado 45.774 entradas.

#DeportaçãoSegura #FrançaReinoUnido #CriseMigratória