País

Seis indivíduos em prisão preventiva após operação de combate ao tráfico de droga

Na operação 'Ballon', a GNR deteve 13 pessoas e mandou seis aguardarem o julgamento em prisão preventiva, desmantelando uma rede de tráfico em Aveiro e Porto.

há 3 horas
Seis indivíduos em prisão preventiva após operação de combate ao tráfico de droga

A Guarda Nacional Republicana (GNR) informou que, na sequência da operação conhecida como 'Ballon', seis dos 13 suspeitos detidos foram levados a tribunal e vão permanecer em prisão preventiva enquanto o processo avança. Os detidos incluem cinco homens entre os 24 e 50 anos, além de uma mulher de 26 anos.

No comunicado da GNR, é indicado que os cinco homens foram encaminhados para o Estabelecimento Prisional do Porto, enquanto a mulher foi enviada para o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo.

Dos restantes detidos, quatro estão obrigados a apresentações semanais nas esquadras da sua área de residência, enquanto um terá que se apresentar de forma quinzenal.

Dois dos detidos foram libertados com Termo de Identidade e Residência e o caso foi enviado para inquérito.

A operação 'Ballon', que ocorreu na terça-feira, resultou na detenção de 11 homens e duas mulheres, visou atingir uma rede de tráfico de estupefacientes a operar na região norte do distrito de Aveiro, após uma investigação que se prolongou por sete meses.

Durante a ação, foram realizadas 15 buscas domiciliárias e três em veículos, concretizando-se ainda oito mandados de detenção. A GNR apreendeu mais de 35 mil doses de diversas substâncias, entre as quais 30.742 de heroína, 3.795 de cocaína e 549,46 de haxixe, assim como 283 botijas de óxido de nitroso.

Além disso, foram confiscadas cinco pistolas, um revólver, uma caçadeira, dois bastões extensíveis, duas soqueiras, 182 munições, seis automóveis ligeiros e 15.875 euros em dinheiro. A operação contou com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP) e foi realizada em vários municípios, incluindo Santa Maria da Feira, Gondomar, Penafiel e Vila Nova de Gaia.

#CombateAoTráfico #OperaçãoBallon #GNR