Mundo

Tragédia em Carachi: Desabamento de edifício provoca 14 mortes

O número de vítimas aumenta após a derradeira intervenção em Carachi, onde um edifício colapsou, e as equipas de socorro continuam as buscas por sobreviventes.

há 4 horas
Tragédia em Carachi: Desabamento de edifício provoca 14 mortes

As autoridades paquistanesas reportaram um aumento no número de fatalities após o desabamento de um bloco de apartamentos em Carachi, elevando o total para 14 mortais. O evento trágico ocorreu na passada sexta-feira, por volta das 10:00 horas locais, no bairro de Lyari, uma área já conhecida pela sua elevada violência e problemas sociais.

Segundo Abid Jalaluddin Shaikh, responsável pelas operações de resgate, as buscas prolongaram-se pela noite adentro, embora a situação se apresente complicada e as equipas estejam a trabalhar continuamente. Ele adiantou que as buscas poderão estender-se por mais 12 horas.

Além dos mortos, há notícias de 13 feridos que também foram resgatados do local. Saad Edhi, dirigente da Fundação Edhi, que está a colaborar nas operações, afirmou que o edifício de cinco andares estava em estado crítico. O autarca Murtaza Wahab revelou que o prédio abrigava seis famílias e já tinha sido declarado como uma estrutura de risco, enquanto outros 400 edifícios em Carachi dizem respeito a situações semelhantes.

“As escolhas que temos são fazer com que os residentes saiam voluntariamente ou, em última instância, forçá-los a abandonar o local”, notou o presidente da câmara durante uma entrevista à Geo Tv News.

Frente ao perigo iminente de novos desabamentos, as autoridades decidiram evacuar dois edifícios vizinhos e alertaram a população a manter-se a uma distância segura da área afetada.

Vale lembrar que, em junho de 2020, um episódio semelhante resultou na morte de pelo menos 18 pessoas quando um bloco de apartamentos de 40 andares entrou em colapso na mesma região.

A situação de Carachi é alarmante, uma vez que os desabamentos são frequentes no Paquistão devido à aplicação deficiente das normas de segurança e instalações de construção de qualidade inferior. Esta metrópole, com aproximadamente 20 milhões de habitantes, é notoriamente marcada por edifícios deteriorados, construções ilegais e infraestrutura deficiente.

#DesabamentoCarachi #TragediaUrbana #SegurancaEdificios