Mundo

Ucrânia convoca embaixador da Hungria devido a tensões políticas

O governo ucraniano chamou o representante húngaro em Kyiv após declarações hostis de Viktor Orbán sobre a adesão da Ucrânia à União Europeia.

03/07/2025 20:50
Ucrânia convoca embaixador da Hungria devido a tensões políticas

As autoridades ucranianas tomaram a decisão de convocar o embaixador húngaro em Kyiv, Antal Heiser, como resposta à atitude hostil do governo do primeiro-ministro Viktor Orbán em relação à Ucrânia.

"A atitude do governo húngaro revela uma tentativa de arrastar a Ucrânia para as suas políticas internas", afirmou Oleksandr Mishchenko, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, durante a reunião com o diplomata.

Mishchenko criticou as ingerências da Hungria nos assuntos ucranianos, considerando "patéticas" as tentativas de Orbán de apresentar a sua posição como uma campanha contra um inimigo comum da Europa.

Ele destacou que os cidadãos húngaros estão a apoiar o povo ucraniano na luta contra a agressão russa, em contraste com as decisões de alguns políticos húngaros. Em maio, Orbán reafirmou a sua oposição à entrada da Ucrânia na União Europeia e recentemente anunciou que, segundo uma consulta popular, 95% da população húngara se opôs a esta adesão.

#Ucrânia #ViktorOrbán #TensõesPolíticas