Arábia Saudita regista um aumento alarmante nas execuções de estrangeiros
Desde o início de 2025, a Arábia Saudita viu 101 estrangeiros serem executados por crimes relacionados com drogas, somando um total de 189 execuções este ano.

A Arábia Saudita anunciou um novo aumento nas execuções, com o número de cidadãos estrangeiros condenados à morte a subir para 101 em 2025. O Ministério Público revelou recentemente a execução de dois cidadãos etíopes, Khalil Qasim Mohammed Omar e Murad Yaqoub Adam Siyo, ambos condenados por tráfico de droga.
Este número de estrangeiros executados foi verificado através de uma contagem realizada pela Agência France Presse (AFP). De acordo com informações divulgadas pela Agência Saudita de Imprensa (SPA), as execuções fazem parte de uma campanha mais ampla que resultou em 189 pessoas sendo colocadas à morte desde o início do ano, das quais 88 são cidadãos sauditas.
É importante notar que em 2024, a Arábia Saudita já tinha ultrapassado a marca de 100 execuções de estrangeiros em novembro. A aplicação da pena de morte continua a ser uma prática comum no reino, com um registo de 338 execuções em 2023, em comparação com 170 em 2022.