Mundo

Atenas proíbe visitas à Acrópole devido a altas temperaturas

O Ministério da Cultura da Grécia determina a suspensão das visitas à Acrópole entre as 13:00 e 17:00 locais, na sequência da onda de calor que atinge a região.

há 4 horas
Atenas proíbe visitas à Acrópole devido a altas temperaturas

O Ministério da Cultura grego informou que, devido às elevadas temperaturas que se fazem sentir, as visitas à Acrópole de Atenas estarão suspensas durante as horas mais quentes do dia. Assim, os turistas não poderão aceder ao famoso Partenon e a outras antigas obras-primas entre as 13:00 e as 17:00, hora local (11:00 às 15:00 em Lisboa).

Os dados do serviço meteorológico grego (EMY) indicam que as temperaturas poderão atingir os 41°C e 42°C na parte oriental do país, enquanto no ocidente se esperam valores entre os 38°C e 39°C. Esta onda de calor deverá prolongar-se até quarta-feira, apresentando picos de 42°C em algumas zonas, antes de uma leve diminuição nas previsões para quinta-feira.

Na capital, Atenas, os termómetros já registavam 30°C às 09:00, hora local (07:00 em Lisboa), e poderão alcançar os 38°C, com temperaturas ainda mais elevadas na área central da cidade.

A Proteção Civil grega emitiu um alerta sobre o elevado risco de incêndios nas proximidades de Atenas, situada na região da Ática, assim como no centro do país e no sul do Peloponeso.

A Acrópole de Atenas, que é Património Mundial da UNESCO e um testemunho da Grécia Antiga, é especialmente conhecida pelo Partenon, um templo dedicado à deusa Atena que remonta ao século V a.C.

Este icónico local foi encerrado em diversas ocasiões durante os verões de 2023 e 2024, especialmente durante uma onda de calor extremada que se viveu em julho de 2023.

No ano transato, a Acrópole registou um número recorde de visitantes, com cerca de 4,5 milhões, representando um aumento de 15,1% em comparação com os 3,9 milhões de 2023.

#AtenasCalor #Acrópole2024 #VerãoExtremo