Mundo

Berlim denuncia ataque com laser da China a avião militar no Mar Vermelho

O governo alemão acusou a China de ter dirigido um laser a um avião militar em missão no Mar Vermelho, convocando o embaixador chinês para discutir o incidente.

há 6 horas
Berlim denuncia ataque com laser da China a avião militar no Mar Vermelho

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha acusou hoje a China de ter apontado um laser a um avião militar alemão durante uma missão para proteger o tráfego marítimo no Mar Vermelho. Este incidente provocou a convocação do embaixador chinês, Deng Hongbo, embora detalhes da reunião ainda não tenham sido divulgados.

O avião em questão estava a participar na operação 'Aspides', uma missão da União Europeia lançada em 2024, com o objetivo de garantir a segurança nas rotas marítimas do Mar Vermelho, Golfo de Áden, Mar Arábico, Golfo de Omã e Golfo Pérsico.

"O perigo para o pessoal alemão e a interrupção da missão são completamente inaceitáveis", declarou o Ministério. Este não é um caso isolado, pois o jornal Bild reporta que os militares chineses já utilizaram lasers em diversas ocasiões contra aviões ocidentais para ofuscar os pilotos e perturbar os sistemas eletrónicos das aeronaves.

Embora esses "lasers ofuscantes" não sejam projetados para identificar alvos para ataques posteriores, a crescente tensão nas relações entre a China e o Ocidente levanta preocupações sobre a segurança das operações militares nesta região sensível.

#TensãoGlobal #SegurançaMarítima #AviõesMilitares