Mundo

União Europeia Investiga Novos Projetos para o Corredor do Lobito em Angola

Com um apoio de 450 mil euros, a UE lança dez iniciativas em Angola, cinco das quais direcionadas ao desenvolvimento do Corredor do Lobito, promovendo a cooperação e o crescimento regional.

08/07/2025 17:25
União Europeia Investiga Novos Projetos para o Corredor do Lobito em Angola

A União Europeia (UE) anunciou o lançamento de dez novas iniciativas em Angola, recebendo um financiamento de aproximadamente 450 mil euros. O evento para formalização dos acordos teve lugar hoje em Luanda e faz parte do 4.º Convite à Apresentação de Propostas do programa Diálogos UE-Angola, que começou em 2019 com o objetivo de fortalecer as parcerias institucionais e promover um desenvolvimento sustentável.

A embaixadora da UE em Angola, Rosário Bento Pais, divulgou que, entre 41 candidaturas submetidas, foram selecionadas 10 iniciativas que cobrem áreas-chave como crescimento económico, agroindústria, transportes, energia e direitos humanos. Destas, cinco estão diretamente ligadas ao desenvolvimento do importante Corredor do Lobito.

Este apoio é parte da estratégia Global Gateway, que busca apoiar economicamente corredores prioritários em África. Rosário Bento Pais destacou a visão de transformar o Corredor do Lobito num verdadeiro eixo económico, com a intenção de diversificar a economia e criar empregos para a juventude local.

As novas iniciativas também se conectam a projetos já existentes nas áreas de cadeias de valor agrícola, energias renováveis e administração local, reforçando assim a cooperação bilateral e a dinâmica económica na região centro-sul de Angola.

Cada projeto do programa Diálogos é liderado por uma entidade angolana em parceria com uma instituição europeia, incorporando atividades como a criação de estudos, workshops, intercâmbios técnicos e capacitação institucional, financiadas através de fundos a fundo perdido. Desde o início do programa, já foram implementadas mais de 15 ações de diálogo, envolvendo mais de 40 instituições e cerca de quatro mil participantes.

Os resultados alcançados até agora incluem a realização de 12 estudos técnicos, oito seminários sobre boas práticas e 78 iniciativas de capacitação, com 90% dos beneficiários a reportarem melhorias nos seus conhecimentos.

O programa multianual da UE para Angola, que se estende de 2021 a 2027, disponibiliza mais de 400 milhões de euros em donativos, focando-se em três áreas prioritárias: capital humano, diversificação económica e boa governação.

Na sua intervenção, Rosário Bento Pais reafirmou o compromisso da União Europeia com o desenvolvimento inclusivo de Angola, enfatizando a relevância de estabelecer “parcerias duradouras” que ajudem a fortalecer a administração pública e a profissionalização das políticas públicas no país.

#CorredorDoLobito #DesenvolvimentoSustentável #CooperaçãoEUAngola