Detidos dois cidadãos chineses nos EUA por suspeitas de espionagem
Dois homens chineses foram detidos nos EUA sob a acusação de espionagem e tentativas de recrutamento de membros da Marinha americana para os serviços secretos da China, revelou o Departamento de Justiça.

Dupla de cidadãos chineses, Yuance Chen, de 38 anos e residente em Oregon, e Liren Lai, de 39 anos, que chegou ao Texas em abril com um visto de turista, foram apanhados em flagra e detidos em estados diferentes a 27 de junho. Ambos surgiram pela primeira vez em tribunal na passada segunda-feira, conforme anunciou o Departamento de Justiça dos EUA.
Estes indivíduos estão a ser julgados no tribunal federal da Califórnia por exercerem funções como agentes de um governo estrangeiro sem a necessária declaração às autoridades americanas. Caso sejam considerados culpados, poderão enfrentar uma pena de até dez anos de prisão.
O Ministério Público alega que Liren Lai desempenhou um papel fundamental ao persuadir Yuance Chen, em 2021, a colaborar com o Ministério da Segurança do Estado (MSS) da China. Além disso, ambos são suspeitos de terem reunido informações acerca de bases navais e de membros da Marinha, especialmente de origem chinesa, que terão sido reportadas a um oficial de inteligência do MSS na China, segundo avança a justiça norte-americana.