País

FAP anuncia novas camas para apoio a estudantes bolseiros no Porto

A Federação Académica do Porto (FAP) irá disponibilizar 24 camas na nova residência Academia 24, reforçando o apoio a estudantes bolseiros a partir de setembro.

há 5 horas
FAP anuncia novas camas para apoio a estudantes bolseiros no Porto

A Federação Académica do Porto (FAP) revelou hoje que irá fornecer 24 novas camas na residência Academia 24, situada na zona do Marquês, destinada a estudantes bolseiros. Esta infraestrutura estará disponível em setembro, conforme divulgado em comunicado.

Num protocolo que será oficialmente assinado pela FAP com a Universidade do Porto, o Instituto Politécnico do Porto e a Universidade Católica, todas as camas da nova residência serão exclusivamente reservadas para bolseiros. Perante a Lusa, a instituição confirmou que, após a realização de algumas obras, como a instalação de uma cozinha, a Academia 24 estará pronta para o próximo ano letivo.

Com a adição da nova residência, a FAP passará a disponibilizar um total de 64 camas para estudantes bolseiros no Porto, distribuídas entre as 40 da Residência Academia 24 da Bainharia, situada no centro histórico, e as 24 camas da nova residência do Marquês, ambas sob a gestão da entidade.

O presidente da FAP, Francisco Porto Fernandes, defendeu que esta iniciativa responde à "obrigação de assegurar que nenhum estudante fique para trás por questões económicas ou sociais", tendo em conta as dificuldades que muitos jovens enfrentam no acesso ao ensino superior.

Francisco Porto Fernandes sublinhou ainda a intenção da FAP de ser uma parte ativa na promoção da igualdade de oportunidades na educação. A cerimónia de assinatura do protocolo está programada para acontecer às 16h00 no Pátio das Nações, no Palácio da Bolsa, durante a celebração do 36.º aniversário da FAP, que contará com a presença do presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar Branco.

Adicionalmente, a Assembleia Geral aprovou uma medida que garante que 15% do resultado líquido da FAP será, obrigatoriamente, destinado ao financiamento de atividades sociais. Esta nova regra assegura que, independentemente da liderança, a FAP manterá um compromisso contínuo com a promoção da igualdade de oportunidades, refletido agora nos seus estatutos.

A principal fonte de receita da FAP provém da organização da Queima das Fitas do Porto, e parte dessa receita será agora, por imposição estatutária, direcionada para iniciativas sociais.

Além das residências, a FAP também está envolvida no projeto de voluntariado "FAP no Bairro”, que visa combater o abandono escolar, promover a inclusão social e apoiar o bem-estar de crianças e jovens nos bairros do Carriçal e Dr. Nuno Pinheiro Torres.

O dia de hoje prevê ainda a formalização do pedido para a obtenção do estatuto de utilidade pública junto do Governo, um reconhecimento que poderá fortalecer a credibilidade institucional da FAP e formalizar o seu compromisso com o serviço público ao longo das últimas três décadas.

#ApoioEstudantes #IgualdadeDeOportunidades #FAPnoBairro