País

Operação policial resulta em seis detenções por corrupção no PRR

Seis indivíduos foram detidos pela Polícia Judiciária por suspeitas de corrupção na compra de sistemas informáticos para instituições públicas, no âmbito do PRR.

há 5 horas
Operação policial resulta em seis detenções por corrupção no PRR

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de seis pessoas acusadas de envolvimento em atividades corruptas relacionadas com a compra de sistemas informáticos por universidades e escolas públicas, financiadas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Esta operação marca um passo significativo na luta contra a corrupção em Portugal, sendo a primeira coordenada pela Procuradoria Europeia, em colaboração com o Departamento de Investigação e Ação Penal Regional do Porto.

Os detidos incluem um administrador e três empregados de uma empresa tecnológica, bem como um funcionário de uma empresa concessionária e um funcionário público.

A investigação indica que os suspeitos teriam criado um "esquema criminoso" para obter ilegalmente informação privilegiada em processos de contratação, oferecendo vantagens patrimoniais e não patrimoniais aos funcionários das instituições contratantes.

As adjudicações em questão ascendem a um valor mínimo de 20 milhões de euros e estão ligadas à aquisição de sistemas informáticos para uma universidade e várias escolas secundárias públicas.

A Procuradoria Europeia sublinha a importância desta investigação, que visa assegurar a integridade dos projetos financiados através do PRR.

#CorrupçãoEmFoco #JustiçaEuropeia #PRRTransparente