País

Incêndio em Alandroal mobiliza 301 operacionais e 11 meios aéreos

Combate a incêndio em Alandroal conta com 301 operacionais e 11 meios aéreos. Mobilização surgiu após alerta feito às 09:22; motorista de camião suspeito já foi identificado.

há 3 horas
Incêndio em Alandroal mobiliza 301 operacionais e 11 meios aéreos

O concelho de Alandroal, situado no distrito de Évora, encontra-se em estado de alerta devido a um incêndio que deflagrou numa área de mato. Às 17:35, o dispositivo em operação contava com um total de 301 operacionais, assistidos por 11 meios aéreos e 94 viaturas, conforme informações da Proteção Civil.

Segundo dados do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Alentejo Central, as operações continuam ativas. Um dos bombeiros envolvidos nas tarefas de contenção do fogo sofreu uma entorse e recebeu assistência com ferimentos considerados ligeiros.

O incêndio foi detectado por volta das 09:22 e, de acordo com relatos do presidente da Câmara Municipal, João Grilo, a origem das chamas poderá estar ligada a um pneu em combustão de um camião na Estrada Nacional 255 (EN255), que liga Alandroal a Reguengos de Monsaraz.

Esta tarde, a GNR informou que o motorista do camião suspeito de desencadear o incêndio foi identificado e constituído arguido pelo crime de incêndio florestal. O incidente aconteceu quando uma peça metálica do semirreboque se soltou, provocando faíscas que atearam focos de incêndio na região.

Por precaução, os militares da Guarda já procederam à evacuação de seis pessoas das suas residências. De forma a garantir a segurança de todos, a circulação rodoviária foi interrompida em diversas áreas, incluindo a EN255 entre Alandroal e a vila de Terena, bem como na Estrada Nacional 373 (EN373) entre a sede de concelho e Juromenha.

#IncêndioAlandroal #ProteçãoCivil #FlorestaSegura