Mundo

General Mikhail Gudkov, vice-comandante da marinha russa, perde a vida em combate

O general Mikhail Gudkov, vice-comandante-em-chefe da marinha russa, foi morto em combates na região de Kursk, na quarta-feira, confirmou o Ministério da Defesa russo.

há 6 horas
General Mikhail Gudkov, vice-comandante da marinha russa, perde a vida em combate

No dia 2 de julho, durante confrontos numa das áreas fronteiriças da região de Kursk, o general Mikhail Gudkov foi fatalmente atingido, conforme anunciou o Ministério da Defesa da Rússia, através da agência de notícias France-Presse (AFP).

Este incidente marca a morte de um dos altos oficiais mais significativos das forças armadas russas desde o início da invasão da Ucrânia por Moscovo, em fevereiro de 2022.

Com 42 anos, Gudkov tinha ingressado na marinha russa em 2000 e era um antigo comandante da 155.ª Brigada da Frota do Pacífico, que opera no Extremo Oriente russo, a vários milhares de quilómetros da capital, Moscovo.

Em 2023, ele foi agraciado com a medalha de "Herói da Federação Russa", a mais elevada distinção militar do país.

O governador da região de Primorye, Oleg Kojemiak, prestou homenagem a Gudkov nas redes sociais, referindo-o como "um guerreiro de elevado caráter".

Em agosto de 2024, o exército ucraniano havia conseguido conquistar várias centenas de quilómetros quadrados na região de Kursk antes de ser progressivamente repelido pelas forças russas em abril, segundo os relatos de Moscovo.

Desde então, os combates têm continuado nas áreas limítrofes, conforme relatado por ambas as partes. Em abril, um outro oficial relevante do exército russo, Yaroslav Moskalik, perdeu a vida numa explosão de carro nas proximidades de Moscovo, incidente que a presidência russa atribuiu a Kiev, que não commentou oficialmente.

#GuerraNaUcrânia #GeneralGudkov #RússiaUcrânia