Mundo

Herói canino encontrado morto em circunstâncias trágicas

Bruno, um cão de resgate em Itália que salvou nove vidas, foi encontrado morto após ingerir salsichas com pregos. Suspeita-se de vingança por desmantelar lutas de cães. Meloni e outros lamentam a crueldade.

06/07/2025 21:05
Herói canino encontrado morto em circunstâncias trágicas

Bruno, um cão de resgate de sete anos, conhecido pelo seu trabalho altruísta em salvar nove vidas, foi descoberto sem vida na manhã de quinta-feira, nas imediações de Taranto, em Itália. A morte do animal está a ser alvo de uma investigação pelo Ministério Público, que suspeita de um possível ato de vingança.

De acordo com informações da agência de notícias ANSA, Bruno sucumbiu após ingerir salsichas recheadas com pregos, sendo encontrado pelo seu treinador, Arcangelo Caressa, numa circunstância trágica, em uma poça de sangue no centro de formação da unidade canina da Entidade Nacional Democrática de Ação Social (ENDAS).

“Hoje perdi o meu amigo. Infelizmente, Bruno foi assassinado. Fizeram-lhe passar por um tormento ao atirarem-lhe salsichas com pregos”, lamentou Caressa numa publicação nas redes sociais no dia seguinte à tragédia. “Ele dedicou a sua vida a salvar humanos e foi desses mesmos humanos que recebeu este fim horrível”, acrescentou.

O cão, amplamente elogiado pelas suas ações de busca e salvamento, colaborou em operações da Proteção Civil, além de ajudar a desmantelar grupos de lutas ilegais de cães, o que pode ter motivado a sua morte. Bruno foi também distinguido com vários prémios, incluindo uma condecoração da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

Na sua rede social, Meloni descreveu o ocorrido como “um ato vil”, expressando a sua tristeza pela perda. “Uma notícia que aperta o coração. Obrigado, Bruno, por tudo o que fizeste”, disse a governante.

Outras vozes se uniram à condenação do ato. A deputada Michela Vittoria Brambilla, defensora dos direitos dos animais, expressou que é uma “vergonha pertencer à raça humana” e apelou às autoridades para que fossem encontrados os responsáveis, sublinhando que o crime teve um propósito claro.

O presidente do Senado italiano, Ignazio La Russa, também se manifestou, classificando a morte como um “ato bárbaro e incivilizado”, desejando que as investigações fossem bem-sucedidas.

#JustiçaParaBruno #CrueldadeInaceitável #HeróiCanino