Desporto

Lucho González pode retornar ao FC Porto como treinador adjunto

O ex-jogador argentino está cotado para fazer parte da nova equipa técnica de Francesco Farioli, que já se encontra em Portugal para oficializar o seu vínculo com os dragões.

há 8 horas
Lucho González pode retornar ao FC Porto como treinador adjunto

Lucho González está prestes a fazer o seu regresso ao FC Porto, mas desta vez na condição de treinador. Segundo informações veiculadas pela imprensa desportiva nacional, o antigo médio argentino, também conhecido como El Comandante, poderá integrar a equipa técnica que será liderada pelo italiano Francesco Farioli.

A decisão de trazer Lucho para o clube parece ser uma estratégia da direção presidida por André Villas-Boas, que deseja incluir na equipa técnica um profissional familiarizado com o ambiente do FC Porto, algo que se aplica ao ex-jogador.

O convite para que Lucho regressasse ao clube aconteceu durante a participação do FC Porto no Mundial de Clubes, onde ele foi convidado a assistir ao jogo contra o Inter Miami, em Atlanta. Durante este encontro, Villas-Boas conversou com ele, e após a reunião, a possibilidade da sua integração recebeu já o aval de Farioli.

O ex-capitão dos dragões tem um impressionante currículo, acumulando seis campeonatos nacionais, duas Supertaças e duas Taças de Portugal, tendo jogado 241 partidas pelo FC Porto e marcado 61 golos.

No que toca à sua experiência em funções de treinador, Lucho passou pelo Athletico Paranaense como adjunto e treinador principal, além de ter liderado o Ceará e ter estado no Internacional como assistente. Embora tenha acertado para fazer parte da equipa técnica do Alavés na temporada de 2025/26, parece que o seu futuro passa pela Invicta.

Enquanto isso, Francesco Farioli já se encontra em Portugal. O treinador italiano chegou ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro na noite de quinta-feira e está prestes a assinar contrato com o FC Porto. Com 36 anos e vindo de Amesterdão, Farioli foi recebido por Henrique Monteiro, gestor executivo do clube. Ele trouxe consigo a família, que já mostrou a sua adesão ao FC Porto ao exibir o cachecol do clube ao sair do aeroporto.

Farioli será o responsável por suceder Martín Anselmi no comando da equipa. O contrato que se avizinha deverá ser de dois anos e é a escolha de André Villas-Boas para liderar a formação azul e branca.

Adicionalmente, a imprensa italiana noticiou que dois novos elementos se juntarão à equipa técnica de Farioli: o analista Osman Kul, ex-Ajax, e o preparador físico inglês Callum Walsh, que também colaborou com Farioli no Alanyaspor. Outros profissionais, como Daniele Cavalletto, Felipe Sánchez e Jarkko Tuomisto, têm trabalhado com Farioli em projetos anteriores e deverão acompanhar o treinador na sua nova aventura no Dragão.

#LuchoGonzalez #FutebolPorto #RegressoAoFCporto