Desporto

Dimas: Do Benfica ao Sporting, uma trajetória de títulos e desafios

Este artigo revisita a carreira de Dimas, um dos nomes esquecidos do futebol português, que conquistou títulos na sua passagem pelo Benfica e pelo Sporting.

há 4 horas
Dimas: Do Benfica ao Sporting, uma trajetória de títulos e desafios

Dimas Manuel Marques Teixeira, nascido em 1969 na África do Sul, é um nome que pode não ser familiar para as gerações mais jovens, mas que fez história no futebol português. Embora a sua maior conquista em solo nacional tenha ocorrido no século XXI, a sua trajetória começou na Académica em 1985, onde se destacou como lateral-esquerdo e fez a sua estreia na I Liga na temporada 1987/88.

Após a sua passagem pela Académica e uma etapa no Estrela da Amadora, e enfrentando a descida de divisão, Dimas destacou-se no Vitória SC em Guimarães, onde teve a oportunidade de se apresentar no cenário europeu ao participar na Taça UEFA em 1992/93. A sua performance ao longo de 71 jogos, apesar de apenas um golo, atraiu a atenção do Benfica, que o contratou em 1994.

No Benfica, sob a direção de Artur Jorge, ele fez história ao estrear-se na Liga dos Campeões e pela seleção nacional em 1995. Na sua segunda temporada, ajudou o benfica a conquistar a Taça de Portugal. Posteriormente, transferiu-se para a Juventus, onde se destacou ao conquistar dois campeonatos italianos e uma Supertaça.

Após uma passagem pelo Fenerbahçe e pelo Standard Liège, Dimas decidiu regressar a Portugal para terminar a carreira no Sporting em 2000. Ali, conquistou a Supertaça e participou nos jogos da Liga dos Campeões. Apesar de não ser uma figura central no clube, ele acumulou três títulos durante a sua passagem.

Com 44 internacionalizações pela seleção, Dimas foi um defensor respeitado. Depois de pendurar as chuteiras, aventurou-se como treinador, colaborando com José Morais em clubes no Reino Unido, Ucrânia e Coreia do Sul. Mais recentemente, passou pelo B SAD e pelo Bodrumspor e, com um diploma UEFA PRO em mãos, pode estar a caminho de um novo desafio como técnico principal, seja em Portugal ou em território estrangeiro.

Curiosamente, em menos tempo no Sporting, Dimas conquistou mais títulos do que no Benfica. Esta é a história de um jogador que, apesar de não ser frequentemente lembrado, deixou a sua marca no futebol português.

#Dimas #FutebolPortugues #LendasDoFutebol