Mundo

Merz apela a Trump para reforçar laços com a Europa em apoio à Ucrânia

O chanceler alemão, Friedrich Merz, pediu ao Presidente Trump que mantenha o apoio à Europa e à Ucrânia, enfatizando a necessidade de um esforço conjunto contra a Rússia.

há 8 horas
Merz apela a Trump para reforçar laços com a Europa em apoio à Ucrânia

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, fez hoje um apelo ao Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante uma conferência em Roma dedicada à reconstrução da Ucrânia. Merz instou Trump a "permanecer ao lado dos europeus" neste momento crítico, afirmando que todas as nações partilham a mesma causa em busca de uma ordem política estável no mundo.

Dirigindo-se diretamente ao Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, Merz reafirmou que o apoio da Alemanha a Kiev é "inabalável". "Uma mensagem é para Moscovo e para o Presidente [russo, Vladimir] Putin: não vamos desistir", enfatizou, recebendo aplausos calorosos dos presentes, incluindo a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni.

Merz reiterou sua mensagem a Washington ao concluir a sua intervenção: "Continue connosco, continue com os europeus, estamos na mesma causa." Ele também apelou ao primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, para que abandonasse a postura de resistência do seu país e permitisse à União Europeia avançar com o 18.º pacote de sanções contra a Rússia.

O chanceler instou a Eslováquia a juntar-se à maior parte da Europa que apoia o aumento da pressão sobre Moscovo. Esta pressão é vista como crucial para forçar Putin a iniciar negociações num momento em que a Rússia intensifica a sua agressão, com recentes e severos ataques aéreos contra a Ucrânia.

#ApoioÀUcrânia #SolidariedadeEuropeia #PressãoSobrePutin