Desporto

Nascimento do Panteras Negras FC: Adeptos do Boavista Lançam Novo Projecto

Hoje, adeptos do Boavista, descontentes com a direção atual, fundaram o Panteras Negras FC, com Nuno Fonseca à frente, prometendo apoiar o histórico clube e criar um novo paradigma no futebol.

25/07/2025 23:15
Nascimento do Panteras Negras FC: Adeptos do Boavista Lançam Novo Projecto

No Porto, nas proximidades do Estádio do Bessa, tomou hoje forma o Panteras Negras FC, uma nova entidade criada por fervorosos adeptos do Boavista que manifestam oposição à atual gestão do clube. A tomada de posse dos órgãos sociais revelou um projeto que, segundo os fundadores, pretende “servir o Boavista” e não se posicionar como uma rivalidade.

“Estamos a ver sinais preocupantes que indicam que o Boavista FC pode estar em dificuldades. A nossa iniciativa visa estabelecer um projeto que possa, no futuro, apoiar o Boavista, sem qualquer intenção de desvinculação. Quando o clube tiver uma direção capaz de retomar o seu desenvolvimento, estaremos aqui para auxiliar na busca por um lugar na I Liga novamente,” comentou Pedro Cortez, vice-presidente, após a cerimônia de posse.

Pedro Cortez tinha previamente apoiado Filipe Miranda nas últimas eleições para a presidência do Boavista, onde este perdeu para Rui Garrido Pereira. Agora, Miranda assume o cargo de diretor desportivo do novo clube.

Álvaro Braga Júnior, um nome de destaque na história do Boavista, apresentou-se como presidente da Assembleia Geral. Ele enfatizou a importância da claque Panteras Negras durante os seu tempo de liderança: “No momento em que assumi a presidência, tive o apoio incondicional da claque. Hoje, sinto-me na obrigação de estar presente para apoiar este novo projeto. Muitos dirão que este clube é uma ameaça ao Boavista, mas em breve todos perceberão o sentido das minhas palavras,” prometeu Braga Júnior.

Nuno Fonseca, conhecido entre os adeptos como Sousa e agora presidente do Panteras Negras FC, revelou que a concretização deste projeto é a realização de um sonho, representando um “novo paradigma no futebol mundial”. “Neste período difícil da história do Boavista, a nossa claque será cruciante. Amanhã, teremos uma Assembleia Geral do Boavista e, possivelmente, mudanças significativas. Estes atletas fazem parte da claque desde a sua origem em 1984 e lutaram para que as novas gerações também se unissem,” afirmou.

O novo clube, que contará apenas com uma equipa de futebol sénior, promete desmistificar os preconceitos associados às claques. “Vamos demonstrar que uma claque é mais do que um grupo de marginais. Muitos são injustamente rotulados e excluídos. Com esta iniciativa, iremos provar que o movimento ‘ultra’ tem um significado mais profundo,” concluiu.

Para liderar a equipa, foi escolhido Milton Ribeiro, um treinador de 43 anos com um vasto histórico nos campeonatos distritais e uma subida notável de Canelas 2010 ao Campeonato de Portugal na época 2018/19.

O Panteras Negras FC competirá na divisão mais baixa da Associação de Futebol do Porto, onde o Boavista também jogará, enquanto a SAD do Boavista irá competir na principal divisão do distrito.

A despromoção do Boavista após uma temporada desastrosa termina uma série de 11 épocas no primeiro escalão, sendo uma das cinco equipas a ter conquistado o título nacional. Contudo, o Boavista viu a inscrição negada para a II Liga e, posteriormente, para a Liga 3, colocando em dúvida o seu futuro.

#PanterasNegrasFC #FutebolDoFuturo #AdeptosUnidos