Mundo

Onda de Protestos na Sérvia: 18 Detidos em Belgrado e Outras Cidades

A polícia sérvia prendeu 18 manifestantes em diversas cidades durante protestos que exigem mudanças políticas, sinalizando um descontentamento crescente com o governo.

há 6 horas
Onda de Protestos na Sérvia: 18 Detidos em Belgrado e Outras Cidades

A polícia da Sérvia efetuou a detenção de 18 indivíduos na noite de segunda-feira durante uma série de protestos antigovernamentais que tiveram lugar não só na capital, Belgrado, mas também em cidades como Novi Sad e Uzice. O Ministério do Interior confirmou as detenções, que ocorreram devido a comportamentos que perturbaram a ordem pública.

Em comunicado, as autoridades serbias apelaram à população para que se mantenha afastada de atividades ilegais e evitem bloqueios de estradas.

As manifestações, que se sucedem há várias semanas, são impulsionadas pela oposição política que clama por eleições legislativas. Esta situação agrava-se desde a nomeação de Djuro Macut como novo primeiro-ministro, após a queda do seu antecessor, Milos Vucevic, provocada por revolta popular relacionada com uma tragédia na estação ferroviária de Novi Sad, onde faleceram cerca de 15 pessoas.

Os manifestantes têm recorrido a táticas de bloqueio em grandes centros de transporte e erigido barricadas com contentores de lixo, exigindo, entre outras coisas, o encerramento de um acampamento de apoio ao governo situado no centro de Belgrado, entre a Assembleia Nacional e a Presidência.

Os protestos de 28 de junho, que assinalaram também o Vidovdan, ou Dia de São Vito, em homenagem à histórica Batalha do Kosovo, resultaram em pelo menos 70 feridos e várias detenções. O Presidente Aleksandar Vucic negou qualquer uso de canhões de som para desmobilizar as manifestações, que ganharam força após o incidente trágico em Novi Sad, um evento que simboliza a crescente insatisfação popular com a falta de transparência do governo.

#SérviaEmProtesto #MudançaUrgente #DescontentamentoPopular