Mundo

Operação policial em Esmirna resulta em detenção de 120 opositores do governo

A polícia turca prendeu mais de 120 membros do CHP em Esmirna, a maioria funcionários da autarquia, numa operação que se insere nas tensões políticas do país.

há 3 horas
Operação policial em Esmirna resulta em detenção de 120 opositores do governo

O partido opositor turco, CHP, anunciou hoje que as autoridades realizaram uma operação de grande escala na cidade de Esmirna, resultando na detenção de mais de 120 dos seus membros, sob acusações de corrupção.

A maioria dos detidos são funcionários da autarquia local, o que coloca um foco particular nas práticas administrativas da cidade, onde o CHP detém uma forte presença política.

O vice-presidente do CHP, Murat Bakan, informou através das redes sociais que tanto o antigo presidente da Câmara como diversos altos responsáveis da autarquia foram apanhados nesta ofensiva.

De acordo com a imprensa local, entre os quais o diário Cumhuriyet e a estação NTV, foram emitidos inicialmente 157 mandados de captura, dos quais 120 resultaram em detenções efetivas.

Esta operação ocorre pouco tempo após uma ação semelhante contra Ekrem Imamoglu, o presidente da Câmara de Istambul e membro do CHP, que está atualmente encarcerado e emerge como uma das principais figuras de oposição ao Presidente Recep Tayyip Erdogan nas próximas eleições.

#JustiçaParaOposição #LiberdadePolítica #CorruptionWatch