Mundo

Primeiro grupo de imigrantes detidos chega ao novo centro na Florida

O centro de detenção de imigrantes, apelidado de "Alcatraz dos Jacarés", começou a operar na Florida, recebendo os primeiros detidos em meio a controvérsias.

há 6 horas
Primeiro grupo de imigrantes detidos chega ao novo centro na Florida

Na passada quarta-feira, o estado da Florida viu o lançamento do controverso centro de detenção de imigrantes ilegais, batizado de "Alcatraz dos Jacarés", que está situado numa área repleta de fauna selvagem. O procurador-geral da Florida, James Uthmeier, anunciou a chegada do primeiro grupo de detidos através da rede social X, destacando que "o Alcatraz dos Jacarés vai fazer 'check-in' de centenas de imigrantes ilegais criminosos esta noite".

No seu discurso, Uthmeier também referiu que a próxima paragem destes imigrantes será a deportação para os seus países de origem.

O novo centro foi implementado rapidamente, em apenas oito dias, numa pista de aterragem nos Everglades. O espaço conta com uma robusta infraestrutura de segurança, incluindo mais de 200 câmaras e 400 agentes de segurança, além de longas extensões de arame farpado.

Na terça-feira, o Presidente Donald Trump marcou presença na inauguração do centro, fazendo piadas sobre os perigos da fauna local para os imigrantes que se atreverem a fugir. Ao ser questionado se a intenção era que os detidos enfrentassem répteis, Trump respondeu: "É esse o conceito". Afirmou ainda que "as cobras são rápidas, mas os jacarés... Vamos ensiná-los a fugir de um jacaré, ok?".

As autoridades estaduais caracterizaram o "Alcatraz dos Jacarés" como um centro temporário, que permitirá a adição de cinco mil camas para detenção até julho, visando libertar espaço nas prisões locais para outros casos de criminalidade. Tal como outros centros nos EUA, a intenção é manter os imigrantes ilegais durante o processo de deportação.

O governador Ron DeSantis defendeu o local, enfatizando que a sua localização isolada tornava-o perfeito para essa finalidade, dada a presença de jacarés e outros predadores na área. DeSantis quer estender a capacidade de detenção de imigrantes no estado, apoiando o Presidente Trump na expansão do número de camas disponíveis em todo o país.

Entretanto, vozes de oposição tem-se levantado contra este plano, com democratas e ativistas a classificarem o projeto como uma manobra insensível e politicamente motivada. Recentemente, grupos ambientalistas da Florida apresentaram uma ação judicial para bloquear a construção do centro até que se realize uma análise ambiental rigorosa, sustentando que a área é também sagrada para diversas tribos nativas americanas.

Protestos por parte de povos indígenas, incluindo as tribos Miccosukee e Seminole, têm surgido devido à consideração de que a terra onde se localiza o novo centro é sagrada, com a presença de diversos locais cerimoniais e de enterro importantes para a sua cultura.

#ImigraçãoIlegal #DetençãoDeImigrantes #JustiçaAmbiental