Mundo

Segurança em alerta na Lituânia após violação aérea de 'drone' bielorrusso

A Lituânia ativou medidas de emergência após a entrada de um 'drone' caseiro da Bielorrússia, levando o primeiro-ministro e o presidente do parlamento a abrigos temporários.

há 5 horas
Segurança em alerta na Lituânia após violação aérea de 'drone' bielorrusso

A Lituânia foi forçada a implementar procedimentos de emergência hoje, após a entrada de um 'drone' de origem bielorrussa no seu espaço aéreo. O dispositivo despenhou-se nas proximidades de um posto de controlo fronteiriço, segundo informações das autoridades à agência de notícias EFE.

Em resposta à situação, o primeiro-ministro Gintautas Paluckas e o presidente do parlamento, Saulius Skvernelis, foram refugiados em locais seguros como parte das operações de segurança até que fosse confirmado que a violação não representava uma ameaça imediata.

O presidente da Lituânia, Gitanas Nauseda, encontrava-se em visita oficial à Irlanda durante o incidente.

Relatos indicam que o 'drone', construído em madeira e poliestireno, não transportava qualquer carga ou material explosivo, conforme confirmou Lina Laurinaityte, a responsável pela comunicação do Serviço Estatal de Guarda de Fronteiras da Lituânia.

A mesma fonte revelou que, no passado, dispositivos semelhantes, incluindo balões e 'drones', foram utilizados para contrabando de tabaco e outros produtos da Bielorrússia para a Lituânia.

Imagens partilhadas pela comunicação social local mostram o aparelho, de cor escura e com danos visíveis, numa forma semelhante a um delta. Para alguns especialistas, a sua aparência inicial poderia lembrar um 'drone' Shahed, utilizado pela Rússia em ações na Ucrânia.

Em setembro de 2024, um 'drone' Shahed baixou perto de uma aldeia no leste da Letónia, após ter voado por território bielorrusso antes de ser encontrado e desarmado pelas forças armadas letãs.

#AlertaDeSegurança #DroneBielorrusso #LituâniaSegura