País

Tribunal de Aveiro decide hoje sobre caso de mulher grávida desaparecida

O julgamento do suspeito do homicídio de Mónica Silva, a mulher grávida da Murtosa, chega ao fim esta manhã no Tribunal de Aveiro.

há 3 horas
Tribunal de Aveiro decide hoje sobre caso de mulher grávida desaparecida

Hoje, às 10h00, no Tribunal de Aveiro, será lido o veredicto sobre Fernando Valente, o homem acusado de ter assassinado Mónica Silva, a mulher grávida da Murtosa que se encontra desaparecida desde outubro de 2023. Este julgamento, que decorre desde 19 de maio, atraíu a atenção da opinião pública e dos media.

Valente, que manteve uma relação amorosa com a vítima, é acusado de homicídio qualificado, aborto, profanação de cadáver, acesso ilegítimo e falsificação de moeda. O tribunal é composto por três juízes e oito jurados, e o julgamento foi realizado à porta fechada, a fim de proteger a dignidade de Mónica e o bem-estar dos seus filhos.

Durante as sessões, o arguido defendeu a sua inocência, afirmando: "Não sei o que se passou com a Mónica. Não sei absolutamente nada. Não lhe fiz absolutamente nada."

O Ministério Público, juntamente com o advogado dos filhos e do viúvo de Mónica, solicitou a maior pena prevista, de 25 anos de prisão, enquanto a defesa pediu a absolvição. Fernando Valente encontra-se em prisão domiciliária, tendo sido detido em novembro de 2023, mais de um mês após o desaparecimento da mulher de 33 anos, que estava com sete meses de gestação.

Segundo a acusação, Valente terá cometido o crime no dia 3 de outubro de 2023, no seu apartamento na Torreira, com o intuito de evitar a paternidade e proteger o seu património. Acrescenta-se que, na madrugada do dia seguinte e nos dias posteriores, ele teria posteriormente ocultado o corpo de Mónica, impossibilitando a sua localização até agora.

#JustiçaParaMónica #CrimeHorrendo #DesaparecimentoTrágico