A Reforçada Aliança Franco-Britânica e a Paz Europeia
O rei Carlos III sublinha a importância da aliança com a França para a liberdade e a paz na Europa num jantar de Estado em honra de Emmanuel Macron no Castelo de Windsor.

O rei Carlos III do Reino Unido destacou, durante um jantar de Estado realizado no Castelo de Windsor em homenagem ao Presidente francês Emmanuel Macron, a relevância da amizade entre o Reino Unido e a França para a manutenção da paz na Europa. O monarca afirmava que essa união é crucial para enfrentar os desafios complexos que os dois países enfrentam atualmente.
“As ameaças que nos rodeiam não conhecem fronteiras, e nenhuma fortaleza pode oferecer verdadeira proteção”, afirmou o rei. Ele frisou que a solução reside numa forte parceria entre as nações, com a França e a Grã-Bretanha na vanguarda desse esforço conjunto.
Carlos III recordou as palavras do General de Gaulle, que se referia à aliança como a “entente das democracias”, expressando a sua firme convicção de que a amizade entre os dois países é vital para a preservação da liberdade e da paz no continente europeu.
Finalizando seu discurso, que foi apresentado em inglês e francês, o soberano propôs um brinde “à França” e à nova Entente entre as nações, ressaltando que esta relação é tanto um legado do passado como uma promissora visão de futuro, agora mais do que cordial, tornando-se verdadeiramente amigável.
Em resposta, Emmanuel Macron referiu-se ao “entendimento amigável” existente entre os países, anunciando que novos passos nesta parceria serão formalizados em 2025, expressando otimismo em relação à nova era que se avizinha.