País

Acesso às Praias do Barreiro Limitado por Contaminação

Devido a poluição causada por derrame de combustível, o Barreiro impõe restrições no acesso às suas praias fluviais, alertando a população para os perigos associados.

há 6 horas
Acesso às Praias do Barreiro Limitado por Contaminação

O município do Barreiro, localizado no distrito de Setúbal, anunciou hoje restrições de acesso às suas praias fluviais, seguindo o exemplo do Seixal, devido à presença de detritos poluentes resultantes de um recente derrame de combustível.

A Câmara Municipal do Barreiro informou que, durante a madrugada de 3 de julho, um derrame afetou a zona do Barreiro, levando à imposição de restrições de acesso semelhantes às estabelecidas pela Autoridade Marítima para a área do Seixal. Os cidadãos estão a ser alertados para não entrarem na água e para evitarem as áreas afetadas.

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Barreiro está a monitorizar a situação e será responsável pela emissão de avisos adicionais visando a segurança da população.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) identificou a poluição nas praias do Seixal na quarta-feira, levando à proibição de acesso às áreas afetadas, onde é visível o poluente na água ou na areia.

A poluição foi detetada na sequência de um derrame de combustível ocorrido a 1 de julho, durante uma operação de reabastecimento no Terminal Multiusos de Lisboa, no bairro de Santa Apolónia. Para mitigar os efeitos deste derrame, a AMN, em colaboração com a Capitania do Porto e a Autoridade Portuária, implementou medidas de contenção do poluente.

A Polícia Marítima recolheu amostras para futura análise e preservação de prova, que foram entregues ao Laboratório de Referência do Ambiente da Agência Portuguesa do Ambiente. Em resposta à situação, foi hasteada bandeira vermelha nas praias da Velha, dos Barcos e do Seixal, sinalizando a proibição total de banho.

A Câmara Municipal do Seixal manifestou o seu acompanhamento da situação com as autoridades competentes, destacando a necessidade de proteger a saúde pública, e fez questão de informar os banhistas através de comunicação visível nas praias.

#PraiasSeguras #ProteçãoAmbiente #BarreiroEmAlerta