Aumenta o número de detidos políticos para 940 na Venezuela
Foro Penal revela que detidos por razões políticas na Venezuela ascendem a 940, após a detenção de seis pessoas na última semana.

A Organização Não Governamental Foro Penal (FP) fez uma nova denúncia esta semana, informando que a lista de detidos políticos na Venezuela cresceu para 940, após a prisão de seis indivíduos por motivações políticas.
De acordo com a FP, dos detidos, 771 são civis, enquanto 169 pertencem às forças armadas. Em termos de género, 844 dos presos são homens e 96 são mulheres.
Além disso, o relatório destaca que 936 detidos são adultos e adolescentes com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos. Entre eles, 85 são cidadãos estrangeiros, embora não tenham sido fornecidos detalhes sobre as suas nacionalidades ou se estão em questão cidadãos com dupla nacionalidade.
A FP também sublinha que, na última semana, não houve libertação de nenhum detido político por parte das autoridades venezuelanas. A organização afirma ainda que não tem informação sobre o paradeiro de 50 presos políticos.
É importante notar que, desde 2014, a Venezuela contabilizou 18.430 detenções de natureza política. A FP prestou assistência jurídica a mais de 14.000 detidos que já foram libertados, assim como a outras vítimas de violações dos direitos humanos. Para além dos presos políticos, mais de 10.000 indivíduos permanecem sob medidas restritivas da liberdade de forma arbitrária.
A Foro Penal é uma das ONGs de maior proeminência no país, especializando-se na monitorização do número de presos políticos em território venezuelano.