CATL, Hello e Ant Group unem forças para criar tecnologia de robotáxi na China
A CATL e parceiros investem na criação de uma empresa dedicada ao desenvolvimento de soluções de robotáxi autónomas, evidenciando a crescente importância dos veículos sem condutor no transporte urbano.

A CATL, uma das maiores fabricantes de baterias para veículos elétricos, aliou-se à Hello e ao Ant Group na formação de uma joint venture com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de tecnologia para robotáxis na China. A nova empresa, que foi oficialmente registada em Xangai esta segunda-feira, denomina-se Shanghai Zaofu Intelligent Technology.
Através de um comunicado da Hello, que foi referenciado pela Reuters, foi anunciada um investimento que ultrapassa os três biliões de yuan, o que equivale a cerca de 359 milhões de euros, com base na atual taxa de câmbio.
A Shanghai Zaofu será focada na investigação e desenvolvimento de soluções de condução autónoma de nível 4, as quais dispensam a presença de um condutor a bordo, bem como na segurança das aplicações e na sua comercialização.
Importa ressaltar que este projeto não se destina a oferecer um serviço de robotáxi semelhante ao da Waymo ou à iniciativa que a Tesla está a implementar atualmente. Ao invés disso, trata-se de uma colaboração mútua que valoriza o conhecimento técnico de cada uma das empresas envolvidas na joint venture.
Enquanto a CATL se especializa em baterias de alta performance, o Ant Group concentra-se em tecnologias de Inteligência Artificial, e a Hello aplica a IA no setor da mobilidade, já tendo desenvolvido uma plataforma de partilha de bicicletas.
No panorama mundial, a Tesla deu um passo importante no passado domingo ao iniciar os testes dos seus Model Y autónomos como robotáxis, embora ainda com um supervisor no banco do passageiro. A empresa de Elon Musk, após quase uma década de trabalho, está agora a explorar este novo serviço.
Além disso, a Volkswagen pretende lançar o seu próprio serviço de robotáxi em 2024, com planos de operação na Alemanha e nos EUA. A marca alemã está a desenvolver um modelo totalmente autónomo, a ID. Buzz, que será introduzido em cidades como Hamburgo e Los Angeles, com previsão de início em 2026.
Um dos projetos mais notáveis na área é o da Waymo, que opera uma vasta frota de Jaguar I-Pace em diversas cidades dos Estados Unidos, e a Volkswagen deseja agora acompanhar este movimento inovador.