Mundo

Central Nuclear de Zaporíjia Restaura Conexão Energética Após Interrupção

A central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia, voltou a ter energia externa após perder a ligação, mas a situação de segurança continua a ser preocupante, segundo a AIEA.

04/07/2025 23:30
Central Nuclear de Zaporíjia Restaura Conexão Energética Após Interrupção

A central nuclear de Zaporíjia, a maior da Europa, recuperou a conexão com a rede elétrica externa após ter perdido este acesso, forçando a instalação a recorrer a geradores de emergência a diesel. A informação foi confirmada pelo diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi.

Esta interrupção acontece pela nona vez desde o início da guerra, sendo a primeira desde o final de 2023. Grossi destacou, numa comunicação através da rede social X, a precariedade da situação em termos de segurança nuclear. Apesar de os seis reatores da central estarem desligados, a operação dos sistemas de arrefecimento e segurança ainda requer uma fonte de energia estável.

A AIEA, que mantém uma missão permanente em Zaporíjia desde setembro de 2022, tem um papel crucial na monitorização das instalações nucleares ucranianas, especialmente após a invasão russa. Grossi tem reiterado a necessidade de estabelecer uma zona desmilitarizada à volta da central para prevenir acidentes nucleares, contudo, essa proposta ainda não foi implementada.

A invasão da Ucrânia pela Rússia, que começou a 24 de fevereiro de 2022, alegou a necessidade de proteger as populações pró-russas no leste da Ucrânia e de "desnazificar" o país, que ganhou a sua independência após o colapso da União Soviética em 1991. Desde então, a guerra já causou dezenas de milhares de vítimas e assistiu a ataques aéreos em larga escala, tanto por parte da Rússia como pelas forças de Kyiv em território russo e na península da Crimeia, anexada ilegalmente em 2014.

#Zaporíjia #SegurançaNuclear #GuerraUcrânia