Cumprimento de prazos de pagamento de empresas em Portugal permanece alarmantemente baixo
Quase 80% das empresas portuguesas não respeitam os prazos de pagamento, de acordo com um estudo da Informa D&B, evidenciando uma crescente disparidade em relação à média da Europa.

Um estudo recente da Informa D&B revela que apenas 20% das empresas portuguesas cumprem os prazos de pagamento estabelecidos com os seus fornecedores. Esta análise, que considera dados até 31 de maio, indica que o incumprimento abrange todos os setores e regiões, sendo mais acentuado nas grandes empresas, onde apenas 4% respeitam os prazos acordados.
Além disso, o relatório aponta que cerca de 43 mil empresas correm o risco de enfrentar atrasos significativos, com a probabilidade de que, nos próximos 12 meses, registam um atraso superior a 90 dias a pelo menos um dos seus credores.
Ainda que os dados sejam preocupantes, há uma pequena melhoria a ser destacada: a percentagem de empresas que cumprem prazos aumentou de 15% há cinco anos para 20% atualmente. Da mesma forma, a média de dias em atraso nos pagamentos diminuiu de 26,6 em 2020 para 22,6 agora.
Todavia, este avanço é inferior ao que se verifica na média da União Europeia, que revelou um crescimento do número de empresas cumpridoras de 38% em 2013 para 49% em 2024, acentuando, assim, a distância entre as empresas portuguesas e as suas congéneres europeias.
A diretora geral da Informa D&B, Teresa Cardoso de Menezes, sublinha que "a maioria das transações comerciais entre empresas é realizada a crédito, baseado na confiança. Os atrasos nos pagamentos não apenas deterioram esta confiança, mas também têm consequências negativas para as empresas credoras, limitando a sua capacidade de obter empréstimos e realizar investimentos para o crescimento. Este fenómeno gera um círculo vicioso que afeta empresas interligadas na mesma cadeia de clientes e fornecedores, particularmente as PME, que são as mais vulneráveis."
A Informa D&B é uma referência no fornecimento de informação empresarial, com a sua base de dados a ser a mais utilizada em Portugal, contabilizando mais de 500 mil utilizadores. Integrada na D&B Worldwide Network, a Informa D&B tem acesso a informações de mais de 500 milhões de agentes económicos em todo o mundo.