País

Investigação da PJ na U.Porto relacionada com suspeitas de cartelização

A Universidade do Porto anunciou a presença da Polícia Judiciária nas suas instalações, em investigação sobre cartelização na compra de equipamentos informáticos, da qual se diz ser vítima.

há 2 horas
Investigação da PJ na U.Porto relacionada com suspeitas de cartelização

A Universidade do Porto (U.Porto) confirmou, na manhã de hoje, a presença de elementos da Polícia Judiciária (PJ) nas suas instalações. Esta ação está inserida numa investigação sobre um possível esquema de cartelização associado à aquisição de material informático, do qual a instituição se afirma ser vítima.

No comunicado enviado à agência Lusa, a U.Porto informou que "a investigação foi iniciada pela Procuradoria Europeia e inclui buscas em várias entidades públicas e privadas por todo o país". A universidade revelou ainda que poderá atuar como assistente no processo, caso sejam levantadas acusações contra algum dos seus colaboradores.

Em nota, a U.Porto destacou o seu compromisso em colaborar de forma ativa com as autoridades, sublinhando a determinação em esclarecer todos os aspectos relacionados com o caso. Caso seja necessário, a instituição está disposta a constituir-se como assistente no processo.

Conforme foi confirmado pela PJ, as buscas estiveram também em curso nas instalações do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no âmbito da mesma investigação.

A CNN Portugal acrescentou que no que diz respeito à U.Porto, há indícios de corrupção e fraudes na captação de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que estariam ligados à compra de sistemas informáticos. Este esquema pode ter causado prejuízos significativos ao Estado e à União Europeia, na ordem de dezenas de milhões de euros.

Os principais fornecedores de software e hardware envolvidos no processo estão localizados na Grande Lisboa, onde também foram realizas buscas hoje pela PJ.

O INEM, por sua vez, manifestou a sua total disponibilidade para colaborar com as autoridades, confirmando a presença da PJ nas suas instalações em Lisboa e assegurando que está a fornecer toda a informação solicitada.

#UniversidadedoPorto #PolíciaJudiciária #Corrupção