Mundo

Jihad Islâmica Endossa Proposta de Trégua com Exigências de Segurança

O movimento Jihad Islâmica expressou apoio à iniciativa de trégua do Hamas, mas sublinha a necessidade de garantias para prevenir futuras agressões israelitas.

04/07/2025 23:50
Jihad Islâmica Endossa Proposta de Trégua com Exigências de Segurança

A Jihad Islâmica manifestou hoje apoio ao Hamas, seu aliado na luta contra Israel, ao considerar a proposta de negociação de uma trégua na Faixa de Gaza. No entanto, o grupo requer "garantias" concretas para assegurar que Israel não retome as hostilidades após a libertação dos reféns.

Em comunicado, a Jihad Islâmica informou que apresentou ao Hamas um conjunto detalhado de pontos a serem considerados na implementação da proposta de cessar-fogo, mediada pelo Egito e pelo Qatar, e promovida por intervenções dos Estados Unidos. “Queremos garantias adicionais para assegurar que Israel não volte a agir de forma agressiva”, afirmou o movimento, um dos principais na resistência palestiniana.

Entretanto, o Hamas revelou que respondeu de forma “positiva” aos mediadores sobre as mais recentes propostas para um cessar-fogo em Gaza, mostrando-se disposto a iniciar as negociações para a sua implementação de forma imediata.

A Jihad Islâmica, que também esteve envolvida nos ataques de 7 de outubro de 2023 a Israel, reafirmou a importância de ter um acordo que garanta a segurança e a paz duradoura na região.

#PazEmGaza #JihadIslamica #TréguaAgora