Metro de Lisboa atinge 177 milhões de passageiros em 2024
Em 2024, o Metropolitano de Lisboa transportou cerca de 177 milhões de passageiros, refletindo um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior, impulsionado por novas medidas de gratuitidade.

No ano de 2024, o Metro de Lisboa registou a marca de 176.727.284 passageiros, conforme revelado no relatório de contas enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Este número indica um crescimento de 6,5% quando comparado a 2023.
O relatório especifica que o total inclui 171.898.118 passageiros com títulos válidos, o que corresponde a um aumento de 6,3%, além de 4.829.166 casos de entrada sem pagamento, que subiram 18,1%.
Este aumento na procura deve-se, em parte, à implementação de medidas de gratuitidade para jovens, em vigor desde 1 de janeiro de 2024. O passe Navegante, nas modalidades sub 18+TP e estudante sub 23+TP, passou a ser completamente gratuito para todos os estudantes até aos 23 anos. Além disso, a extensão da gratuitidade do passe a todos os jovens até aos 23 anos ocorreu a 1 de dezembro de 2024.
No que diz respeito aos títulos pagos, observou-se um incremento de 8,3%, com uma variação de 3,1% na procura total comparativamente às expectativas do Plano de Atividades e Orçamento (PAO).
Embora a demanda tenha aumentado, o serviço foi afetado durante alguns períodos devido a trabalhos de modernização, como o novo Sistema de Sinalização Ferroviária e a expansão da Linha Circular, resultando em encerramentos e restrições nas linhas Verde e Amarela entre 3 e 19 de agosto. Também houve três greves parciais em novembro e dezembro que impactaram o serviço.
Em relação à frota, a disponibilidade média nas horas de ponta da manhã alcançou 95,3 composições, um aumento de 3% em relação ao ano anterior, enquanto a indisponibilidade mensal excedeu o limite estabelecido em alguns casos. A infraestrutura principal também apresentou um desempenho inferior ao de 2023, com uma média de 96 horas entre falhas.
No setor de recursos humanos, o Metro de Lisboa manteve o processo de recrutamento iniciado em 2018, visando preencher vagas nas áreas comercial e de manutenção. No entanto, apenas 25 novas admissões foram concretizadas ao longo do ano devido à falta de profissionais qualificados e às expectativas salariais elevadas.
O sistema operacional do Metropolitano de Lisboa abrange quatro linhas: Amarela (Rato-Odivelas), Verde (Telheiras-Cais do Sodré), Azul (Reboleira-Santa Apolónia) e Vermelha (Aeroporto-São Sebastião), funcionando normalmente entre as 06:30 e as 01:00.