Auto

Potência em Ascensão: Volkswagen ID.2 GTI poderá ser também versão Clubsport

Rumores sobre uma versão mais potente do Volkswagen ID.2 GTI surgem, com possibilidade de 282 cv. Funções inovadoras prometem melhorar desempenho e segurança.

há 5 horas
Potência em Ascensão: Volkswagen ID.2 GTI poderá ser também versão Clubsport

Embora o Volkswagen ID.2 ainda não tenha sido oficialmente lançado na sua versão de produção, notícias recentes indicam que uma variante GTI Clubsport está a ser considerada, contando com uma impressionante potência de 282 cv.

Com lançamento programado para 2026, o ID.2, que até agora é um concept car, já confirmou a sua versão GTI, e a expectativa é que uma versão mais potente venha a surgir. Conforme reportado pela publicação britânica Autocar, técnicos da Volkswagen estão a desenvolver o GTI Clubsport, que terá como base uma potência superior à versão padrão do ID.2, que deverá ter 226 cv.

Embora o GTI Clubsport possua uma capacidade superior, ficará abaixo dos 400 cv que se especula para o futuro ID.2 R. Ambas as variantes, GTI e GTI Clubsport, utilizarão a plataforma MEB-21 e provavelmente o motor APP550. As principais distinções entre os dois modelos estarão relacionadas com a electrónica e a mecânica, trazendo melhorias significativas, como um diferencial mais avançado e uma entrega de binário virtual.

A Volkswagen deverá também incluir um sistema de troca de mudanças virtual, uma vez que se trata de um automóvel totalmente elétrico, sem uma caixa de velocidades convencional. Esta tecnologia, já utilizada por outras marcas, apresenta vantagens reais em termos de desempenho e segurança.

Até ao momento, não há datas concretas para o lançamento do ID.2 ou das suas variantes, mas espera-se que mais informações surjam ainda este ano. O protótipo foi apresentado em março de 2023 como ID.2 all, tendo mostrado uma autonomia até 450 km e uma bateria que recarrega de 0 a 80% em cerca de 20 minutos.

Além disso, o recente artigo da Autocar menciona também a possibilidade de um ID.2 R, que prometido será o máximo em termos de potência, com segredos de engenharia que incluem motores duplos no eixo traseiro e um adicional no eixo frontal.

Thomas Schaeffer, diretor da VW, descreveu o ID.2 GTI como "um monstro", criando expectativas para esta nova gama de variantes GTI que irão adicionar caráter desportivo aos modelos elétricos da marca.

A tradição de desempenho desportivo dos modelos GTI da Volkswagen, que já inclui diferentes variantes do Polo e do Golf, agora alcança os veículos elétricos, enquanto a marca decide integrar a designação GTI a esses novos modelos, descartando a anterior nomenclatura GTX.

#VolkswagenID2 #PotênciaElétrica #GTIRevolution