País

Sócrates no Campus de Justiça: "Estão a obrigar-me a estar aqui de novo"

O ex-primeiro-ministro José Sócrates chegou ao tribunal, onde começa hoje o seu julgamento, e fez declarações inesperadas aos jornalistas.

há 8 horas
Sócrates no Campus de Justiça: "Estão a obrigar-me a estar aqui de novo"

José Sócrates chegou esta quinta-feira, 3 de julho, ao Campus de Justiça em Lisboa, onde se inicia o seu julgamento, agora onze anos após a sua detenção no aeroporto de Lisboa.

Embora inicialmente não pretendesse fazer declarações aos jornalistas, o ex-primeiro-ministro não resistiu e afirmou: "Forçaram-me a vir aqui de novo".

O julgamento da Operação Marquês começa hoje às 9h30 no Tribunal Central Criminal de Lisboa, presidido pela juíza Susana Seca. Neste processo, Sócrates é o principal arguido, enfrentando diversas acusações, incluindo 22 crimes, entre os quais três de corrupção passiva, 13 de branqueamento de capitais e seis de fraude fiscal qualificada.

O empresário Carlos Santos Silva, amigo de Sócrates, é também um dos arguidos, respondendo a 23 crimes, incluindo corrupção e branqueamento de capitais. Outros notáveis arguidos incluem o ex-banqueiro Ricardo Salgado e Armando Vara, ex-ministro, que já foi condenado em processos anteriores.

O caso remonta a 21 de novembro de 2014, quando Sócrates foi detido no aeroporto, desencadeando um inquérito que culminou agora em julgamento, após uma longa espera e reviravoltas jurídicas. A lei e as decisões judiciais têm sido um tema recorrente, especialmente com o juiz Ivo Rosa a reduzir significativamente as acusações anteriormente feitas pelo Ministério Público.

Agora, a dúvida persiste sobre se o processo será ainda mais extenso, com a juíza Seca a ponderar a possibilidade de juntar outra parte do caso a este julgamento.

#SócratesNoTribunal #OperaçãoMarquês #JustiçaEmFoco