Mundo

Teerão reporta 1.060 mortos na recente guerra com Israel

O Governo iraniano revelou que o número de mortos na guerra de junho com Israel atingiu os 1.060, com previsões de aumento. Donald Trump mencionou novo interesse por negociações nucleares.

há 5 horas
Teerão reporta 1.060 mortos na recente guerra com Israel

O Governo de Teerão anunciou, na segunda-feira, que o saldo das vítimas da guerra que ocorreu em junho com Israel já ascende a 1.060 mortos. Este balanço foi apresentado por Saeed Ohadi, responsável pela Fundação dos Mártires e Veteranos do Irão, durante uma entrevista à televisão estatal.

Ohadi alertou para a possibilidade do número de mortos ultrapassar a marca dos 1.100, devido à gravidade das lesões que alguns feridos sofreram em consequência dos bombardeamentos israelitas.

A guerra, que teve início no dia 12 de junho, prolongou-se por um total de 12 dias, com os ataques israelitas a concentrarem-se em instalações nucleares no Irão.

Desde que foi declarado um cessar-fogo, as autoridades iranianas têm vindo a avaliar a extensão da destruição, embora ainda não tenham revelado informações sobre as perdas materiais do seu arsenal militar.

Em contrapartida, o grupo Human Rights Activists, com sede em Washington, reportou que, ao todo, 1.190 pessoas teriam perdido a vida, entre as quais 436 civis e 435 membros das forças de segurança, além de 4.475 feridos.

Numa atualidade que se desdobra, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, referiu que o Irão demonstrou interesse em retomar as negociações relacionadas com o seu programa nuclear, após a interrupção que se seguiu às operações militares israelitas.

Trump, que se encontrou com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, fez referência ao contacto das autoridades iranianas com os EUA para agendar um novo encontro. Segundo o enviado norte-americano para o Médio Oriente, Steve Witkoff, essa reunião para discutir o programa nuclear deverá ocorrer em breve.

#GuerraIrão #VítimasHumanas #NegociaçõesNucleares