País

Tribunal rejeita pedido de suspensão do julgamento de Sócrates

O julgamento da Operação Marquês teve início hoje no tribunal, com José Sócrates e outros 20 arguidos a enfrentarem acusações graves, após mais de uma década desde a sua detenção em Lisboa.

há 6 horas
Tribunal rejeita pedido de suspensão do julgamento de Sócrates

O julgamento da Operação Marquês, que envolve o ex-primeiro-ministro José Sócrates e mais 20 arguidos, teve início esta manhã, após a juíza Susana Seca ter rejeitado o pedido de suspensão apresentado pela defesa de Sócrates.

O advogado Pedro Delille, que defende o antigo governante acusado de um total de 22 crimes, argumentou que a suspensão era necessária até que os dois requerimentos apresentados na quarta-feira fossem decididos. Estes requerimentos visavam recorrer da recusa da juíza que preside ao coletivo, bem como da posição do procurador-geral da República, Amadeu Guerra.

No entanto, a juíza Seca esclareceu que a apresentação desses pedidos não impedia o andamento do julgamento, sublinhando a importância de não permitir estratégias que possam atrasar o processo. “Não pode [o tribunal] compactuar com estratégias processuais para entorpecer o andamento do julgamento”, afirmou.

Apesar da insistência do advogado de que a audiência ainda não tinha oficialmente começado, o procurador Rui Real reiterou que o tribunal deve avançar com a sessão, indicando que, de acordo com o Código de Processo Penal, a audiência está oficialmente aberta com os atos preliminares.

A Operação Marquês abrange um total de 117 crimes, que vão desde corrupção até lavagem de dinheiro e fraude fiscal. Os 21 arguidos enfrentam um processo que inclui a audição de mais de 650 testemunhas, com 53 sessões já marcadas até ao final do ano, havendo previsão para a agendamento de mais ao longo do desenvolvimento do caso.

#OperacaoMarques #JusticaEmFoco #CorrupcaoNuncaMais