Poupança Familiar Aumenta na Zona Euro: Casa para 15,4%
Dados do Eurostat revelam que a taxa de poupança das famílias na zona euro subiu para 15,4%, refletindo um ritmo de consumo inferior ao aumento do rendimento disponível.

De acordo com o Eurostat, a taxa de poupança das famílias na zona euro registou um crescimento de 0,2 pontos percentuais no primeiro trimestre em relação ao trimestre anterior, alcançando agora os 15,4% do rendimento disponível.
Este aumento é atribuível ao facto de o consumo ter crescido a uma taxa de 0,6%, abaixo do aumento do rendimento disponível bruto, que foi de 0,8% entre janeiro e março.
Além disso, a taxa de investimento das famílias na zona euro manteve-se estável em 9,1%, com um aumento da formação bruta de capital fixo e do rendimento disponível bruto, ambos em 0,8%.
No mesmo relatório, o Eurostat reporta que, no primeiro trimestre do ano, a fatia dos lucros das empresas não financeiras subiu para 38,8%, um aumento em relação aos 38,5% anteriores, consequência do aumento das remunerações dos trabalhadores e das contribuições sociais dos empregadores, enquanto os impostos superaram os subsídios à produção em 0,9%.
A taxa de investimento das empresas na zona euro também registou um crescimento significativo, passando de 21,4% para 22,2%, com a formação bruta de capital fixo a aumentar 5,2%, em contraste com um valor acrescentado bruto que subiu apenas 1,4%.
É importante referir que o Eurostat não disponibiliza dados para toda a União Europeia em relação a estes indicadores.