Economia

Queda no Excedente da Balança de Pagamentos da Eurozona

No primeiro trimestre de 2024, o excedente da balança de pagamentos da zona euro diminui para 74,7 mil milhões de euros, conforme dados do Eurostat, representando 1,9% do PIB.

há 6 horas
Queda no Excedente da Balança de Pagamentos da Eurozona

No início de 2024, a balança de pagamentos da eurozona apresenta um recuo no seu excedente, que desce para 74,7 mil milhões de euros, correspondendo a 1,9% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo as estatísticas divulgadas hoje pelo Eurostat.

Comparando com o mesmo período do ano anterior, a conta corrente da zona euro mostra um excedente de 107,2 mil milhões de euros, equivalente a 2,2% do PIB. Quando observamos uma comparação em cadeia com o trimestre precedente, verifica-se uma ligeira subida em relação aos 74,3 mil milhões de euros, mantendo o mesmo percentual do PIB.

A União Europeia também sente uma diminuição no seu excedente da balança de pagamentos, que no primeiro trimestre se fixou em 114 mil milhões de euros, ou seja, 2,5% do PIB, decrescendo em relação aos 132,3 mil milhões do ano passado (3,0% do PIB).

Observando a variação trimestral, nota-se que o excedente da conta corrente aumentou a partir dos 88,9 mil milhões de euros, representando 2,0% do PIB da UE.

No que diz respeito ao comércio com o resto do mundo, no primeiro trimestre de 2025, a União Europeia obteve excedentes com várias nações, incluindo 67,9 mil milhões de euros com o Reino Unido e 12,8 mil milhões de euros com os EUA. Contudo, regista também défices significativos, como os 49,2 mil milhões de euros com a China.

#EconômicaEurozona #BalançaPagamentos #CrescimentoEconómico