Timor-Leste prepara-se para integrar a ASEAN a 26 de outubro
A formalização da adesão de Timor-Leste à ASEAN terá lugar durante uma cimeira na Malásia, apesar das reservas de Myanmar, indicou a diplomacia timorense.

No dia 26 de outubro, Timor-Leste será oficialmente reconhecido como membro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), durante uma cimeira de chefes de Estado que ocorrerá na Malásia. A informação foi divulgada pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Bendito Freitas, numa publicação no Facebook do ministério, após a sua participação na 58.ª reunião dos ministros da organização, que teve lugar em Kuala Lumpur.
Freitas destacou que a oposição de Myanmar à adesão, baseada no princípio de não interferência em assuntos internos que a ASEAN defende, não afetará o processo. O país, que atravessa uma crise política desde o golpe de Estado de fevereiro de 2021, não participa atualmente nas cimeiras de chefes de Estado e de governo, bem como nas reuniões ministeriais.
As nações da ASEAN chegaram a um entendimento em novembro de 2022 para aceitar Timor-Leste, que desde então obteve o estatuto de observador e participou em todas as reuniões, incluindo as cimeiras. Em maio, durante a última cimeira, foi confirmado que a adesão plena se realizaria em outubro.
A ASEAN, criada em 1967 por Indonésia, Singapura, Tailândia, Malásia e Filipinas, visa a promoção da cooperação entre os seus Estados-membros para assegurar a paz, estabilidade e desenvolvimento económico, social e cultural na região. Atualmente, a associação conta com Brunei Darussalam, Camboja, Laos, Myanmar e Vietname.