Universidade de Aveiro inova com protótipo de bicicleta inteligente
Um protótipo de bicicleta desenvolvido na Universidade de Aveiro integra tecnologias que melhoram a segurança e a comunicação do ciclista no tráfego rodoviário.

A Universidade de Aveiro (UA) apresentou um protótipo de bicicleta "inteligente" que incorpora diversas inovações tecnológicas. A bicicleta é equipada com um sensor que detecta veículos que se aproximam por trás, uma câmara que permite identificar peões e veículos, e sensores biométricos que monitorizam os dados vitais do ciclista.
Além disso, a bicicleta dispõe de um monitor de frequência cardíaca, GPS, acelerómetro, giroscópio e sensor de luz, que trabalham em conjunto para otimizar tanto o esforço do ciclista como a eficiência da bateria, de acordo com as informações obtidas.
Conforme sublinha um comunicado da UA, o sistema do protótipo inclui uma célula de carga que verifica o peso transportado e utiliza comunicação via "CAN Bus", garantindo uma interação eficiente entre várias unidades de controlo.
A bicicleta também tem a capacidade de enviar alertas para utilizadores vulneráveis nas estradas, oferecendo maior proteção ao ciclista. Adicionalmente, apresenta uma gestão térmica adaptativa da bateria, o que promete aumentar a sua durabilidade e segurança.
"Este desenvolvimento representa um grande passo em termos de segurança do ciclista, deteção de obstáculos, monitorização das condições do ciclista e do ambiente, e comunicação inteligente, ao mesmo tempo que permite a integração com infraestruturas urbanas e redes de mobilidade inteligentes", salienta a nota da universidade.
O modelo da "bicicleta inteligente conectada" foi apresentado na conferência internacional organizada pelo Centro de Inovação de Valor para a Bicicleta (BIKINNOV). O trabalho é fruto da colaboração entre o Instituto de Telecomunicações (IT) e o Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da UA.
A equipa do DEM, formada por Tiago Gândara e Adriano Figueiredo, sob a orientação do professor José Paulo Santos, foi responsável pela concepção e construção da estrutura do protótipo, do controlador inteligente e da bateria modular com sistema de arrefecimento ativo.
Por outro lado, a equipa do IT dedicou-se à integração de vários sensores e ao desenvolvimento de algoritmos avançados que melhoram a segurança e a deteção de colisões.